07-07

Você sabe quem colocou o @ no seu email?

7 de julho de 2020 0 comments inclass Categories Dicas Inclass

Com certeza, este ícone marca presença em muitos dos dias da sua semana, se não em todos eles.

Mas você já parou para pensar de onde ele surgiu ou quem foi o criador do famoso @?

O @ é um sinal presente em nossos endereços de emails, mas não só isso. Ultimamente ele tem marcado presença, também, nas redes sociais.

Por isso, hoje vamos falar desse queridinho e de como ele surgiu.

 

Quem colocou o @ no seu email?

 

Quem trouxe o @ para o universo digital foi Ray Tomlinson, criador do correio eletrônico, ou seja, o e-mail. Isso foi em 1971, quando Ray aproveitou o sentido @ (“at”), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do usuário e o nome do provedor.

Assim, “fulano@provedor X” ficou significando “fulano no provedor X”.

Ray Tomlinson foi um programador dos Estados Unidos e era um funcionário da Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1968 para implantar a ARPANET.

 

Curiosidades sobre o @

 

Em inglês o @ é chamado de “at”, porém em outras línguas ele possui nomenclaturas um tanto que peculiares.

Na África do Sul, chama-se “monkey’s tail” (rabo de macaco); Na Dinamarca é “pig’s tail” (rabo de porco); Na França é “Little snail” (pequena lesma); Na Hungria é “Worm” (minhoca); Na Suécia é “elephant’s trunk” (tromba de elefante), e assim por diante.

Mas antes de ser inserido ao universo digital, ele já possuía suas funções específicas.

Na Idade Média, os livros eram escritos pelos copistas à mão. Precursores da taquigrafia, eles simplificavam o trabalho substituindo letras, palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas.

Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido. O motivo era de ordem econômica: tinta e papel eram caríssimos.

Com o mesmo recurso do entrelaçamento de duas letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina “ad”, que tinha, entre outros, o sentido de “casa de”.

Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas o símbolo @ continuou a ser usado nos livros de contabilidade.

O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço. Nessa época o símbolo @ já ficou conhecido em inglês como “at” (“a” ou “em”).

 

Mas por que chamamos de “arroba”?

 

No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar as práticas comerciais e contábeis dos ingleses.

Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @ (“a” ou “em”), acharam que o símbolo era uma unidade de peso. Para esse entendimento contribuíram duas coincidências:

1 – A unidade de peso dos espanhóis, na época, era a arroba, cujo “a” inicial lembra a forma do símbolo.

2 – Os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registro de “10@£3” assim: “dez arrobas custando 3 libras cada uma”. Então o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.

A palavra “arroba” vem do árabe “ar-ruba”, que significa “a quarta parte”. Uma arroba (15 kg em números redondos) correspondia a ¼ de outra medida de origem árabe, o “quintar” (o quintal), equivalente a 58,75 kg.

FONTE: (Do livro: “A Casa da Mãe Joana” de Reinaldo Pimenta – Editora Campus)

 

E você, sabia disso? Com certeza uma curiosidade interessante, afinal, usamos esse carinha frequentemente.