09/12

Tem idade certa para aprender inglês?

9 de dezembro de 2020 0 comments inclass Categories Aprendendo inglês, Dicas Inclass

A língua inglesa é a mais difundida e praticada em quase todo o mundo. Este é um idioma global, que pode expandir suas conexões pessoais e profissionais em todo o mundo.

E por conta disso, cada vez mais é necessário aprendê-la e praticá-la, para que esse uso seja mais facilitado.

E a melhor parte, é que conforme os anos passam, menos existem barreiras para a aprendizagem dela, seja no que se refere à idade, cultura, ou qualquer outra questão, afinal, o inglês está em tudo e em todas as áreas.

E é sobre isso que queremos falar no artigo de hoje: o aprendizado da segunda língua enquanto ainda criança.

Com certeza você já deve ter ouvido falar que a fase infantil é a mais propensa para aprender uma segunda língua. E de fato, isso é verdade.

Acontece que, quando criança, ainda estamos nos adaptando com a fala e a escrita. É um período de construção em relação a muita coisa, e a língua é uma delas.

Por conta disso, o aprendizado da segunda língua acaba sendo muito mais natural do que se comparado a um período mais tarde, pois já estaremos acostumados com a nossa língua nativa, e se desprender dela para absorver uma segunda, é o que dificulta muitas vezes.

Daí a importância de aprender desde cedo para um melhor desenvolvimento no estudo.

Mas afinal, tem idade certa para aprender inglês?

 
Um levantamento realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos 10 anos.

Para o MIT, os primeiros anos de vida são o momento ideal para que o cérebro seja estimulado e que, após os 17 anos, torna-se muito mais complexo o processo de busca pela proficiência em um novo idioma.

Conforme o tempo passa e a criança cresce, o aprendizado não fica impossível, mas se torna mais difícil. Assim, estudar um segundo idioma demandará maior esforço do adulto do que das crianças, por exemplo.

E nunca se esqueça de que esse aprendizado deve ser complementado fora da sala de aula. Pois é a partir de suas vivências diárias em uma rotina, que os pequenos irão gravar os termos relacionados a cada ação.

Como praticar inglês com seu filho dentro de casa?

 
Como já dito anteriormente, as crianças possuem mais facilidade de aprender novos idiomas do que os adultos, devido ao fato de estarem em constante processo de desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e psicológico.

Por essa razão, muitos pais incentivam que seus filhos comecem a estudar inglês ainda quando estão na infância.

Porém, muitos deles não fazem ideia de como dar sequência neste aprendizado, fora da sala de aula. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar nesse processo:

Crie jogos e brincadeiras

 
Com as brincadeiras, as crianças aumentam o vocabulário, conseguem treinar a pronúncia das palavras em inglês e absorvem a língua de forma mais natural, se familiarizando ainda mais com ele.

Alguns jogos, como o Stop ou Adedonha, estimulam as crianças a desenvolverem as habilidades citadas acima, além do raciocínio no idioma inglês.

Para jogá-lo é simples, seu filho precisará de um papel e um lápis ou caneta. Os pais podem ajudar a separar as categorias que estarão nas partidas, entre algumas opções estão: color, city, name e fruit.

Feita a seleção de categorias, os participantes do jogo decidem a cada rodada uma letra do alfabeto, para que completem com palavras iniciadas por essas letras seguindo as categorias definidas anteriormente. Ganha aquele que fizer mais pontos.

Filmes e desenhos

 
Uma boa ideia para colocar mais um pouco da língua inglesa no cotidiano dos filhos é os incentivando a assistir, pelo menos um pouco, dos programas e filmes favoritos deles em inglês.

Pense em um filme que seu filho goste muito e que já tenha assistido diversas vezes, provavelmente ele já sabe o contexto da história, conhece os personagens e o desenrolar da trama.

Então, você pode, aos poucos, incentivando-o a assistir ao filme com o áudio em inglês e legenda em português, para que assim, ele consiga conhecer expressões, prestar atenção nas pronúncias e aumentar o vocabulário.

Leitura em inglês

 
A leitura é fundamental quando se aprende qualquer idioma. É através dela que se aumenta o repertório linguístico, compreendemos a gramática e temos o contato visual com as palavras.

Durante a infância, os livros são companheiros inseparáveis do processo de alfabetização das crianças e o hábito de ler em inglês é um diferencial muito grande no futuro do seu filho.

Encontre livros que sejam bastante ilustrativos, para que os seus filhos consigam fazer associações das palavras com as imagens, tenha uma linguagem adequada para a idade deles e que tenham o propósito de ajudar no ensino do inglês.

Ensine algumas frases

 
A repetição dos conteúdos é essencial para as crianças assimilarem de forma completa a língua inglesa, por isso, os pais podem estimular que elas repitam frases simples durante o dia.

Com essa prática constante, elas estarão acionando a memória para lembrar o como dizer determinadas frases e desenvolverão ainda mais a capacidade de pensar em inglês.

Ensine elas a responderem perguntas e falar frases como: “What do you want to do today?“, “What do you want to eat?“, “Good morning“, “Have a nice day!“, “Please“, “Thank you“, entre outras.

Cole recados pela casa

 
Outra maneira de fazê-los falar e pensar no idioma enquanto estão em casa é os pais deixando recados escritos em inglês.

Escreva coisas simples do dia a dia como “Brush your teeths!” e “Take off your shoes“, coloque em locais que as crianças podem ver com facilidade, como na porta da geladeira ou no espelho do banheiro, pois assim elas poderão ver repetidas vezes.

De tempos em tempos, troque as mensagens, para fazê-las aprender mais frases e palavras.

E se precisar de ajuda, não hesite em nos chamar, hein!