23/02

Podcasts: como aprender inglês utilizando esse formato de mídia

25 de fevereiro de 2021 0 comments inclass Categories Aprendendo inglês, Dicas Inclass

Você tem o costume de ouvir podcasts? 

Esse é um formato de conteúdo que cada vez mais ganha espaço entre a rotina das pessoas, por conta de sua praticidade e facilidade que oferece.

Ele é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. 

O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas têm a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.

Mas o que é um podcast?

 
Um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, indo ou voltando para casa. 

Por que usar um podcast para aprender inglês?

 
Se você está aprendendo inglês, usar podcasts é muito útil para melhorar sua compreensão oral. E, quando falamos sobre aprender, investir na compreensão oral é essencial!

Mesmo que alguns podcasts estejam longe do proposto por este método, eles são gratuitos e bons recursos para treinar seu ouvido. 

Além disso, para progredir, você precisa ouvir podcasts que sejam compatíveis com seu nível. Ou seja: nem muito fáceis, nem muito difíceis para o seu nível atual de domínio do inglês.

Outro ponto importante: não espere entender tudo da primeira vez que ouve. Esteja sempre disposto(a) a ouvir cada episódio pelo menos duas vezes.  

Esse é o caminho para fazer com que o seu cérebro se acostume aos sons do novo idioma e para melhorar sua compreensão oral.

E para te ajudar com isso, hoje vamos trazer para você os melhores podcasts em inglês para você praticar.

English Experts Podcast (Iniciantes)

 
O host Alessandro Brandão e seus convidados (experts) conversam sobre assuntos variados ligados à língua inglesa. Excelente ferramenta para quem está dando seus primeiros passos na aprendizagem do inglês.

Voice of America (Intermediários)

 
Se você gosta de notícias, este podcast é para você. Todos os dias, é possível aprender inglês com as últimas informações transmitidas por meio de um vocabulário simples, falado em um ritmo fácil de acompanhar. Este é um arquivo de áudio com dois minutos de duração, mas em um ritmo um pouco mais acelerado.

6 Minutes English (BBC) (Intermediários)

 
Com sotaque britânico, os locutores falam em uma velocidade normal. Em contrapartida, tentam utilizar um vocabulário simples. A cada semana, um homem e uma mulher falam de uma notícia ou informação interessante. 

English as a Second Language Podcast (Intermediários)

 
Um ótimo podcast criado por um professor de linguística californiano (portanto: com sotaque americano). O podcast é 100% em inglês, mas as palavras são bem articuladas, a fala é lenta, e os termos complicados são explicados. O podcast trata de vários assuntos. Viagens, negócios, dia a dia, etc. Perfeito para quem já está aprendendo inglês há algum tempo. 

English In a Minute (Intermediários)

 
Outro podcast oferecido pelo Voice Of America. Traz expressões muito usuais do inglês norte-americano, explicadas em apenas um minuto! 

Effortless English Podcast (Intermediários)

 
O apresentador é um pouco uma “caricatura americana”, mas tem por mérito ser dinâmico. Você vai amar… ou vai detestar… Mas ele traz lições e conselhos de aprendizagem que podem ser bastante úteis.

China232 (Intermediários)

 
Apesar do nome, este podcast não tem nada a ver com a China. Ele foi criado por dois jovens professores americanos, que falam de assuntos atuais através de uma linguagem informal. Eles explicam todas as expressões e palavras complicadas.

É mais um dos podcasts para aprender inglês que não poderiam faltar em nossa lista! 

Agora é escolher e começar a praticar. Não se esqueça, tenha paciência e vá no seu tempo.