Inglês Intermediário: quais são os aprendizados do nível

17 de março de 2020 0 comments inclass Categories Aprendendo inglês, Dicas Inclass

O que se aprende no inglês intermediário? O que o difere dos níveis básico e avançado?

Antes de mais nada, falamos num artigo anterior aqui que cada escola tem a sua classificação quanto aos níveis desse idioma, logo, não é através dessa classificação que o artigo de hoje se baseará.

Para explicar o que é aprendido no nível intermediário de inglês, tomaremos como base o sistema internacional estabelecido pela União Européia: o Common European Framework of Reference for Languages (CEF) ou, em português, Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas. Esse sistema é aceito nos países de língua inglesa como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, etc.

 

O nível de inglês intermediário

 

As pessoas que possuem o nível de inglês intermediário conseguem ler e escrever perfeitamente nesse idioma e também tem a capacidade de desenvolver diálogos. No entanto, elas ainda não alcançaram a fluência.

Nesse nível o falante é também conhecido como “independente”. E, segundo o CEF, eles são classificados em B1 e B2.

Para ser classificado neste nível, o falante precisa entender situações do cotidiano, por exemplo: essa pessoa consegue conversar sobre trabalho, consegue fazer um intercâmbio, visitar locais como restaurantes e cafeterias e pedir informações em inglês sem quaisquer dificuldades, etc.

Quem possui esse nível de inglês consegue viajar para fora do país a trabalho ou estudo e, muitas das vezes, é possível que retorne fluente, obviamente, dependendo do tempo que passe por lá.

 

Características dos falantes classificados em B1 e B2

 

Segundo a CEF, estudantes que possuem um nível intermediário de inglês (B1 e B2) conseguem lidar com situações do dia a dia em países de língua inglesa. Eles podem também elaborar textos que sejam referentes a sua área de atuação ou interesse de forma descomplicada.

Uma pessoa classificada num nível intermediário nesse idioma tem a capacidade de falar em inglês e ser perfeitamente compreendida pelos falantes nativos. E além de redigir textos em suas áreas de interesse, quando ela se encontra no nível B2, consegue também elaborar textos de diferentes assuntos de forma clara e objetiva.

 

O estudo contínuo: o que se aprende nesse nível?

 

Como não poderia ser diferente, se você tem um nível intermediário de inglês e quer alcançar a fluência, precisa continuar estudando.

Nesse nível, o que você precisa dar maior enfoque é quanto a conversação e também desenvolver sua capacidade para fazer interpretações de textos em inglês.

Para isso, o convívio constante com o idioma é essencial. Sem contar, é claro, que é necessário ter a gramática na ponta da língua.

Nessa etapa, o aluno não mais preocupa-se tanto em aprender expressões, mas ele mantém o seu foco em falar, escrever e analisar contextos a fim de compreender e ser compreendido em inglês.

Outra coisa também essencial é que nessa fase o aluno aprende a “ler as entrelinhas”. Ou seja, ele aprende a compreender mensagens não explícitas em diálogos e textos em inglês.

 

Dicas essenciais para estudantes de inglês do nível intermediário

 

A melhor forma de alcançar a fluência é trazendo o inglês para cada vez mais perto de si.

Algumas dicas são: escutar rádios em inglês, músicas em inglês e assistir a filmes e séries nesse idioma também. E no caso de rádios, se ela permitir interações através das redes sociais, então entre em contato, peça uma música, mande um “alô”. Mas, claro, tudo em inglês.

Outra forma de alcançar a fluência é através de viagens, seja a lazer, estudo ou mesmo a trabalho. Você estará convivendo com pessoas que falam inglês de forma fluente e esse convívio te ajudará a levar sua conversação, escrita e compreensão para um próximo nível.

Uma outra excelente forma de praticar seu inglês intermediário, e o aprimorar, é acompanhando o noticiário nesse idioma. Os jornalistas costumam usar expressões as quais não utilizamos habitualmente, mas que são importantes para entendermos situações sobre política e meio ambiente, por exemplo.

Por fim, adote o hábito de escrever em inglês. Pois do mesmo modo que só se consegue falar e entender nesse idioma através da prática da conversação, você melhorará sua leitura e escrita através da prática.

Essa é uma excelente maneira de fazer com que a escrita em inglês se torne algo simples. Comece escrevendo sobre assuntos que você tenha domínio e interesse, depois passe para assuntos que demandem um maior grau de complexidade quanto ao tema (pesquisa) e também quanto ao entendimento do inglês.

O inglês na sua vida pode abrir muitas portas. Um bom curso de inglês te ajuda a chegar mais rápido aos seus objetivos. Por isso não se esqueça de que a Inclass Idiomas está sempre aqui para te ajudar a dominar um dos idiomas mais falados em todo o mundo.