Como saber em que nível de inglês você está?

18 de fevereiro de 2020 0 comments inclass Categories Aprendendo inglês, Dicas Inclass, Inglês Fluente

“Como saber qual o meu nível de inglês?” Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes desse idioma.

Saber o seu nível de inglês é importante para que você consiga organizar melhor seus estudos e também para avaliar o seu progresso. Mas para muitos é também uma forma de motivação e de se manterem focados no objetivo que é a fluência.

No entanto, existem pessoas que não compreendem o que seria o “nível de inglês”. Por isso o nosso objetivo aqui hoje é explicar o que ele é, qual sua importância e também abordar sobre cada um dos níveis de inglês existentes para te ajudar a identificar o seu nível.

O que é o nível de inglês?

O nível de inglês é, basicamente, uma forma de medir a sua proficiência para falar e entender o idioma. Quanto maior for o seu nível, então melhor será a sua capacidade de escrever, ler e entender o que é dito em inglês.

Em alguns casos, um teste de nível de inglês ajuda o estudante a saber quais materiais deverá adotar, de acordo com seu nível.

Muitos costumam classificar os níveis em iniciante, básico, intermediário, avançado e fluente. No entanto, a forma mais correta e simples de classificar isso seria usando apenas: iniciante, intermediário e avançado.

Avaliação nos padrões internacionais

Para deixar tudo mais organizado e facilitar também quando você quiser fazer algum teste de proficiência, a União Européia estabeleceu um sistema padrão a nível mundial e que é reconhecido em todos os países que têm o inglês como sua língua oficial.

Esse sistema é conhecido como “Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR)”. Logo, ele difere dos padrões estabelecidos pelas escolas de idiomas para classificar o nível do aluno.

Esclarecido isso, vamos agora conhecer os níveis de inglês existentes.

Nível de inglês iniciante

As pessoas classificadas neste nível são aquelas que conseguem usar expressões comuns entre ler e entender frases simples. Elas também conseguem compreender algumas coisas que são ditas nesse idioma, no entanto, para isso, é necessário que o interlocutor fale de forma lenta e pausada.

Essas pessoas ainda conseguem apresentar informações pessoais sobre si mesmas e sobre outras pessoas. No entanto, elas ainda não tem a capacidade de organizar uma conversa de forma natural e espontânea.

Para fazer sua classificação são usados A1 e A2, sendo que o A2 consegue ir um pouco além das capacidades do A1 e comunica-se de forma mais precisa no tocante às áreas que são do seu convívio (trabalho, informações familiares, etc), fora que também consegue ler textos maiores e compreender melhor os contextos.

Nível de inglês intermediário

Esse é o nível em que a pessoa consegue estabelecer conversas, ler e escrever textos maiores e compreender boa parte do que é dito.

Além do estudante, nesse nível, usar de forma fluída e descomplicada expressões que são familiares, ele também consegue fazer uso de termos que são complexos e menos familiares de maneira adequada.

Aqui se consegue também entender ideias concretas e abstratas presentes nos textos e conversas. Essa pessoa ainda consegue se expressar de maneira clara e objetiva aos falantes nativos sobre diversos assuntos.

Ou seja, ela tem a capacidade de desenvolver discursos de forma coerente e, de certo modo, compreende a gramática inglesa. Usa-se B1 e B2 para classificar os estudantes de inglês do nível intermediário.

Nível de inglês avançado

Nesse nível estão compreendidos àqueles que possuem um vasto conhecimento do vocabulário em inglês. Essas pessoas têm a capacidade de compreender textos extensos nesse idioma e até mesmo reconhecer o que se encontra subentendido.

Na parte de conversação, elas conseguem compreender tudo o que é dito em inglês. E tem também a capacidade de ouvir e ler nesse idioma e, a partir de conteúdos adquiridos assim, desenvolver seus próprios pareceres.

As pessoas com um inglês de nível avançado, classificado em C1 e C2, conseguem fazer uso do idioma para fins profissionais e acadêmicos sem quaisquer problemas.

Uma dica importante para saber seu nível de inglês: se você deseja um certificado de proficiência, pode realizar o TOEFL (Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira, na tradução em português). Que pode te auxiliar até mesmo na hora de conseguir um emprego no exterior, te ajudando a atestar o seu nível no idioma.

Agora que você já sabe a importância de saber o seu nível nesse idioma e conseguiu identificar onde está, conte com a Inclass Idiomas para te levar ao seu próximo nível no aprendizado de inglês!