Podcasts: como aprender inglês utilizando esse formato de mídia

7 de dezembro de 2023 0 comments inclass Categories Aprendendo inglês, Dicas Inclass

Você tem o costume de ouvir podcasts? 

Esse é um formato de conteúdo que cada vez mais ganha espaço entre a rotina das pessoas, por conta de sua praticidade e facilidade que oferece.

Ele é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. 

 

O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas têm a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.

 

MAS O QUE É UM PODCAST?

 

Um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet – e funciona basicamente como um rádio digital. Você pode baixar o arquivo no seu computador ou celular para ouvir quando quiser, seja no trajeto a pé para a escola, no ônibus, indo ou voltando para casa. 

 

POR QUE USAR UM PODCAST PARA APRENDER INGLÊS?

 

Se você está aprendendo inglês, usar podcasts é muito útil para melhorar sua compreensão oral. E, quando falamos sobre aprender, investir na compreensão oral é essencial!

 

Mesmo que alguns podcasts estejam longe do proposto por este método, eles são gratuitos e bons recursos para treinar seu ouvido. 

 

Além disso, para progredir, você precisa ouvir podcasts que sejam compatíveis com seu nível. Ou seja: nem muito fáceis, nem muito difíceis para o seu nível atual de domínio do inglês.

 

Outro ponto importante: não espere entender tudo da primeira vez que ouve. Esteja sempre disposto(a) a ouvir cada episódio pelo menos duas vezes.  

 

Esse é o caminho para fazer com que o seu cérebro se acostume aos sons do novo idioma e para melhorar sua compreensão oral.

 

E para te ajudar com isso, hoje vamos trazer para você os melhores podcasts em inglês para você praticar.

 

  1. Espresso English

 

Possui episódios de curta duração, entre 5 a 10 minutos e as aulas contam com um conteúdo rico em pronúncia, gramática, vocabulário e expressões cotidianas. 

 

Apesar dos episódios serem todos em inglês, a pronúncia é bastante clara e devagar, bem fácil de entender se você é iniciante e ainda não possui muita prática no idioma.

 

  1. Voice of America 

 

Os conteúdos são gravados totalmente em inglês de forma simplificada e com locução de fácil entendimento, o que é essencial para aprimorar a compreensão dos diálogos e notícias. 

 

Os temas abordados vão desde política até as últimas notícias sobre os famosos, cultura pop, filmes e séries. Já em outros programas, são abordadas questões gramaticais, científicas e de conhecimentos gerais. 

 

  1. The Nerdist 

 

Os programas têm formato de entrevistas e são apresentados por 3 comediantes americanos, onde seus convidados nerds falam sobre games, jogos online, HQ’s e reality shows. 

 

Os episódios também contam com diálogos entre celebridades e comediantes famosos, um excelente desafio para você avaliar sua fluência e se consegue acompanhar conversas rápidas, com  e expressões idiomáticas.

 

  1. Premier Skills English

 

O podcast é uma parceria que deu certo entre a Premier League e o British Council, a organização internacional do Reino Unido, que, juntos, ensinam inglês gratuitamente através de papos descontraídos sobre futebol.

 

Os episódios contém dicas gramaticais e de vocabulário, com explicações e exemplos do mundo futebolístico, além disso, também contam com histórias de grandes clubes britânicos e uma plataforma com atividades e exercícios para praticar inglês.

 

  1. The English We Speak

 

Esse podcast faz parte de vários conteúdos da série produzida pela BBC. 

 

Nele, cada episódio possui cerca de 3 minutos de duração e são focados em ensinar o uso de expressões idiomáticas e gírias usadas pelos nativos que têm significados diferentes quando usadas de formas distintas. 

 

Agora é escolher e começar a praticar. Não se esqueça, tenha paciência e vá no seu tempo.